Cação ao Molho de Vinho Branco

27 out
3 postas de cação

2 colheres de azeite extra virgem

2 cebolas médias picadas em cubos

3 dentes de alho

1 colher de manteiga sem sal

1 xícara e meia de chá de vinho tinto branco seco (ou Martini Dry)

200 g de creme de leite

Salsa e cebolinha picadas

Sal e pimenta do reino à gosto

Tempere o peixe apenas com sal e pimenta moída. Numa frigideira grande, esquente uma colher de azeite extra virgem e grelhe os filés de ambos os lados. Reserve. Atenção, se o peixe esteve congelado, deixe-o um pouco no fogo para soltar o excesso de água, descarte e regue com umfio de azeite para voltar a grelhar.
Nessa mesma frigideira, frite por dois minutos as cebolas picadas e os destes de alho amassados com uma colher de manteiga sem sal. Acrescente uma xícara e meia de chá de vinho branco seco ou Martini Dry (uma opção ainda mais suave). Abaixe o fogo e deixe que cozinhe por aproximadamente dez minutos.
As cebolas, combinadas com o vinho, em fogo baixo vão formar uma calda cor de caramelo. Com o auxílio de uma escumadeira, recolha os pedacinhos de cebola, e deixe na frigideira somente o caldo _caramelo_. Acrescente 200g de creme de leite, sal e mexa cuidadosamente. Acomode os filés de cação na frigideira, deixe que cozinhe (ainda em fogo baixo) por cinco minutos. Por fim, salpique a salsa e a cebolinha picadas finamente.
Acomode as cebolas no fundo de uma travessa, coloque as postas, o molho e sirva imediatamente. Como acompanhamento sirva arroz branco e salada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *